terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Bons e saudáveis tempos

Outro dia, meu brother Gordurinha me convidou para comer um sopão de verduras com carne. Na infância, tínhamos este hábito. Era a comida de sábado lá em casa. Nosso pai afirmava que a sopa é um alimento com uma importância nutricional extraordinária. Antigamente, era costume comê-las. Hábito trazido pelos europeus e por nós adotados, até pela necessidade. Entre uma colherada e outra, falávamos sobre as facilidades do viver hoje em dia e que a industrialização alterou, sem medidas, os costumes da nossa infância. Disse ele: “Lembra que para ir até Itajuba de ônibus a gente levava quatro horas?”. Comentei: “Se o rio da estrada do Inferninho (em Araquari) não estivesse cheio, pois, quando estava, o ônibus tinha que ficar esperando a água baixar para passar”. “É verdade”, comentou o Gordurinha. “Outra coisa que mudou muito foram os fogões”, e emendou: “Quando a gente fala para os filhos que os fogões nos anos 1950 tinham como fornecedor de calor o fogo da lenha ou da serragem, eles não acreditam. Esta geração é do gás, do elétrico ou do micro-ondas. No Bucarein antigo, o que mais existia era fogão queimando serragem, já que ali ficavam as serrarias que desdobravam as toras de pinheiros, que vinham da região de Campo Alegre, para serem exportadas para a Europa. A vó Maria só cozinhava no fogão que queimava serragem. Eu, uma vez por semana, tinha que buscar um saco da dita na serraria da família Brandt. A única coisa boa da história é que ela tinha sobre o fogão dois varais de arame onde, invariavelmente, pendurava corvinotas e paratis para ficarem defumando. Como prêmio, sempre fazia para mim peixe assado com nylon (pirão de farinha de mandioca escaldado). Bom demais”. Esta conversa me trouxe à lembrança meus amigos Orestes (Tinho) e Floriano (Dido), a dona Juracy, mãe deles, o seu João Calafate e a dona Balduina, seus avós. Moravam na casa vizinha à nossa e o fogão, que ficava no rancho dos fundos da casa, nunca apagava. A serragem queimava dia e noite, e me chamava a atenção a gentileza com que dona Balduina revirava o conteúdo da panela de barro com uma colher de pau. Certa vez, curioso, lhe perguntei o que fazia. Ela respondeu: “Sopa de verduras”. Passei a infância vendo os avós de meus amigos comendo sopa de verduras. Viveram cem anos. Sempre no mesmo ritmo. Ele, no quintal plantando e colhendo verduras, e ela, preparando a sopa no fogão movido a serragem. Bons e saudáveis tempos.

6 comentários:

  1. E eu com vontade de tomar sopa comprei um pacote de sopa pronta da marca maggi

    Mayckon Francisco

    ResponderExcluir
  2. Teus causos sao leitura obrigatoria

    Benhur Antonio Cruz de Lima

    ResponderExcluir
  3. No inverno ainda é comum tomar sopa lá em casa, combina mto bem com o tempo frio... hehehe

    Márcio Flávio Ramos Moreira

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas que sopa é uma boa pedida. Fiicar perto do fogão à lenha, recebendo calor e jogando conversa fora com a família, é uma das coisas que sinto falta da infância, enquanto os adultos conversavam e preparavam a comida, eu ficava do lado, brincando.

    Diana Uggioni

    ResponderExcluir
  5. Em breve plantarei em meu quintal os verdinhos, como nos bons tempos, e oferecerei a sopa ao professor, no friozinho do inverno.

    Danielle Benício

    ResponderExcluir
  6. Delicia de ler, Anselmo Fábio de Moraes. Vc lembra de tanta coisa. Eu não recordo de tantos fatos assim. E acho o máximo quem tem essas memórias tão acesas.

    Sandra

    ResponderExcluir