quarta-feira, 6 de maio de 2015

Udesc - 50 anos

A Universidade do Estado de Santa Catarina, em 20/05/2015, completará meio século de história. Quem trabalhou e viveu a universidade como eu, por 34 anos, traz no peito o orgulho por esta instituição, por saber que hoje, ela é avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) como a 4° melhor universidade estadual do Brasil entre 37 e a 7° na área de graduação e 18° no geral entre as 192 universidades brasileiras. Criada pelo governador Celso Ramos, em 1965, tinha a vocação de ajudar a desenvolver o estado, mas, até 2004, ficou estagnada, em três campus: Joinville, Florianópolis e Lages. Após 2004, visando resgatar seu objetivo, muitas reuniões de convencimento da importância da instituição foram feitas com os governadores e deputados e, daí surgiram, com o incremento no aporte financeiro, outros centros: CEO/Chapecó, CEPLAN/São Bento do Sul, CEAVI/Ibirama, CERES/Laguna e CESFI/Camboriú. Não foi uma luta fácil pois, muita gente dentro da própria universidade não acreditava na força e no potencial de crescimento dela. Hoje muitos daqueles contrários batem no peito com orgulho, pois trabalham em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, que possui 53 cursos de graduação com 15 mil alunos e 24 mestrados e 10 doutorados. Meu brother Gordurinha, quando eu orgulhoso comentava o feito, desafiou: “ Quem, nesta data, tu indicarias para ser “o cara” da UDESC?” “Muitos participaram desta história, e eu não seria justo se indicasse um”, respondi. “Não afina”, disse ele. “Não é o caso de afinar” respondi, “não quero ser injusto, mas tudo bem. Professor Claudio Henrique Willemann. Dos mais antigos na instituição, ainda na ativa. Tem, contando a graduação, uns 40 anos de casa. Considerando que esta faz 50, ele se confunde com a história da instituição. E posso garantir que ele a viveu, pois nunca vi uma comissão ou um conselho da instituição, em que ele não estava lá colocando sua vida e suas convicções. Convivemos de perto nos últimos cinco anos na UDESC/Laguna, onde ajudamos a implantar aquele centro. Posso garantir que ele discutiu, transigiu e trabalhou sempre pelo bem comum e, diferentemente de outros, nunca se omitiu, faltou, sofismou ou traiu. Pra mim ele é o Cara/Udesc!”

10 comentários:



  1. Num País que diz "Pátria Educadora", pego carona no Artigo do sempre amigo Anselmo Fábio de Moraes, publicado hoje no Jornal A Notícia, para homenagear a UDESC pelos seus 50 anos a serem comemorados no próximo dia 20 de Maio. Ser a 4.º melhor Universidade Estadual do País, ser a 18.º, no geral, entre as 192 Universidades Brasileiras, deve-se principalmente ao alto índice de Doutores, Mestres entre seus Professores. Quero parabenizar todo o quadro docente nas pessoas dos Professores e amigos Cintia Aguiar, Ivani Lawall, José Carlos Vieira, Clóvis Dobner, Dieter Neermann e Anselmo Fábio de Moraes. Parabéns e que venham outros 50 anos.
    Antonio Jorge Perini

    ResponderExcluir


  2. Bom dia Prof. Anselmo Fábio de Moraes. Parabéns pelo artigo de hoje no jornal AN. Grande abraço.
    Paulo Mendes

    ResponderExcluir
  3. Acompanho tua indicação. Sujeito coerente e competente. Ele representa a nossa geração que cresceu junto com a Udesc.
    Um abração, em especial no Claudio.

    Estevão Roberto Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Anselmo Fábio de Moraes, mais uma vez acho que você acertou, apesar de existirem outros Cara/Udesc, mas sem dúvida, o prof. Cláudio, da nossa Praia do Sonho, merece essa condecoração. Abraços e que venham mais 50 anos.

    Raimundo Nonato Gonçalves Robert

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela crônica Anselmo Fábio de Moraes!! Impossível não curtir e não compartilhar! E que bela homenagem ao nosso querido professor Cláudio! O cara destes primeiros 50 anos da UDESC. Saudades de vcs aqui no CERES.

    Giovanni Lemos de Mello

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela crônica e lucidez de sempre Anselmo Fábio de Moraes. Como sempre, trazendo luz aos olhares enevoados.

    Patrícia Anselmo Lisowski

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Prof Anselmo, pela crônica, e principalmente por todo o esforço e dedicação que empenhasses para que a UDESC seja referência...e como grande líder que você é, sabe reconhecer os méritos, o esforço e a dedicação de quem já foi seu colega e comandado, Prof Claudio Willemann realmente é o cara!

    Andrey Pestana de Farias

    ResponderExcluir
  8. Ler essa crônica trás a tona tantas memórias de belos 5 anos vividos dentro da melhor instituição do estado, a UDESC muito mais do que me fornecer uma graduação, me abraçou como a família UDESC. Não havia problema que não poderia ser solucionado ou mão que não era estendida dentro da diretoria.. Só tenho boas lembranças e muito orgulho de ter sido uma acadêmica e mais ainda, te ter tido a oportunidade de ser aluna de grandes mestres, como você prof. Anselmo, que mais do que o conteúdo nos inspirou desejos sobre a vida.. Parabéns a UDESC, e parabéns a vocês que fazem a UDESC dia após dia!! E o Prof. Claúdio realmente é o CARA!

    Patricia Dalmina

    ResponderExcluir
  9. Caro Anselmo, você é uma pessoa muito generosa e a recíproca é verdadeira. Portanto, no meu entender na UDESC pra mim você também é o cara, abraços.

    Claudio Willemann

    ResponderExcluir
  10. Ola a todos!
    Peço licença para poder escrever sobre a honra de trabalhar junto com vocês dois, Anselmo e Cláudio. Realmente, aprendi e compreendi esse comprometimento com a UDESC e carregarei comigo sempre.
    Obrigado pela oportunidade e parabéns pelos cinquentenário da UDESC!
    Abraços.
    Americo.

    ResponderExcluir