quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Maturidade

Se queremos estar bem informados, pois a alienação nos deixa parvos, temos que estar ligado em todos os tipos de mídia. O problema é que está difícil acreditar no que se escuta hoje no Brasil e seguir adiante sem ficar frustrado ou revoltado. Pior é que aos sessenta e poucos anos a gente se entende maduro. Acredito que a maturidade está associada à idade e aos anos de experiência que a vida cronológica nos impõe e isto, às vezes, faz com que os acontecimentos que vemos na mídia, todos os dias, fiquem mais dolorosos do que gostaríamos que fosse. Quantas vezes escutamos: estamos num beco sem saída! Pois entendo que nós brasileiros, neste momento, estamos em um beco estreito, sujo, malcheiroso e sem saída! Petrolão, suborno, zika, microcefalia, agrotóxicos em produtos orgânicos, CPMF, desemprego, inflação, etc., e a gente fica sem saber em que ou quem acreditar, comentava eu com meu brother Theofanes, o pândego. Ao que ele me disse: O sociólogo Noam Chomsky, catalogou técnicas de mistificação e manipulação usadas pelos políticos e mídias, especialmente para aqueles que, como eu, lutam contra a ignorância diária, considerando que amadurecer é ter cuidado com o que se diz e se ouve e, principalmente, meditar sobre o que se pensa. Escreve ele que: - A estratégia da distração é fundamental para manter a atenção do público em temas de pouca relevância (programas banais de TV, por exemplo), fazendo com que se interessem apenas por fatos insignificantes. - A partir de dados manipulados, inventa-se um grande problema para causar reação no público. Por exemplo: a notícia da existência de uma epidemia, criando um alarmismo com o objetivo de distrair a população. - Aplicar e noticiar medida inaceitável a conta-gotas. É dessa maneira que, gradualmente, se introduzem novos impostos. - Para o populismo demagogo usar a emoção faz o indivíduo colocar de escanteio sua parte racional, tornando-o facilmente sugestionável e até fanatizado. Então, meu amigo, qualquer coincidência no que vemos hoje é mera semelhança com as técnicas de Chomsky e para não sofrermos tanto temos que entender as mensagens cifradas, com maturidade. Eles sabem e conhecem nossas preferências e, mais que isso, sabem explorar nossas emoções. Repetem a mentira e manipulam o pensamento da malta e daí, meu caro, fica-se num beco sem saída e no salve-se quem puder.

3 comentários:

  1. Gostei e vou compartilhar, pois a manipulação por meio da mídia, assim como a desinformação das pessoas em geral serve para interesses nada nobres, daqueles que no meu ponto de vista lesam e tem lesado o BR a décadas. É um método infame. Cabe aos informados e formados combater este ardil, extremamente nocivo aos interesses reais da população. Como? Educação de qualidade...
    Lucimara Da Cunha Santos

    ResponderExcluir
  2. Claudio Speckhahn ....Esse é dito socialismo que a esquerda prega desde os tempos da falida União Soviética, que desgraçadamente os "governantes" sul americamosressuscitaram através do foro de São de Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Oh... Meu amigo Hans... Vou roubartilhando tua crônica, amei!!

    Fran Kasulke

    ResponderExcluir