terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

De táxi

Nesta história de a lei ter ficado mais dura contra se tomar uns “gorós” e dirigir, o negócio é andar de táxi.Ao ler o jornal, vejo, de novo, a polêmica do “aluga ou compra” carros para os vereadores de Joinville. Como disse Arquimedes, “Eureka”: por que não se locomover de táxi? Se a Câmara comprar três carros para os serviços administrativos e viagens, já que todos devem ir ao trabalho por seus próprios meios, como qualquer funcionário público, os vereadores só precisariam de transporte durante o expediente, para algum trabalho fora da casa. Portanto, infiro que os carros alugados ficam parados na maior parte do tempo, mas custando aluguel ao erário, o que não tem lógica. O custo do táxi por quilômetro rodado, em Joinville, é de R$ 2,15 (pela bandeira 1). Daí, invocando minha condição de “velho chato” e engenheiro me arrisquei a fazer contas. Supondo que 30% dos vereadores tivessem reunião fora da Câmara todos os dias da semana e precisassem andar 30 quilômetros de táxi, para ir e vir à reunião, teríamos 30% de 19 – ou seja, 5,7 deles utilizando este modal de transporte. Esse grupo vezes 30 quilômetros daria 171 quilômetros por dia. Se os nossos edis trabalham 20 dias, por mês fariam 3.420 quilômetros por mês, o que custaria aos cofres públicos R$ 7.353,00 (bandeira 1). Por 11 meses, o mesmo período do contrato de aluguel significaria o custo de R$ 80.883,00. Melhor: já incluindo gasolina e limpeza dos carros. Pelas informações da imprensa, no ano passado o contrato anual com a empresa fornecedora da Câmara, para os 19 veículos, custou R$ 331.400 (não inclui gasolina e limpeza dos automóveis). Ainda segundo a imprensa, os automóveis alugados rodaram, em 2012, 292.600 quilômetros. Como a Câmara paga a gasolina, considerando que cada carro faz 13 quilômetros por litro em média, o gasto foi de 22.507 litros. Ao preço médio de R$ 2,60 o litro, tem-se uma despesa de R$ 58.518,00, que somado ao aluguel, dá um total de R$ 389.918,00. Subtraindo do que se gastaria com táxi, sobraria, apenas em 2012, a quantia de R$ 309.035,00. Caso dobrasse o custo com táxi, ainda sobrariam R$ 228.152,00 – o ônus da limpeza é uma incógnita. Claro que isto é uma elucubração, mas não uma utopia! Se realmente os carros são utilizados para reuniões, pesquisas, estudos e representações oficiais, e não para ficar à disposição dos vereadores, inclusive para transportá-los de casa ao trabalho e vice-versa, esta elucubração pode ser transformada em realidade. Joinville agradeceria!

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