segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Emoções

Ontem foi dia de grandes emoções.......... Obrigado aos formandos de Arquitetura e Urbanismo, 2015/1, UDESC/Laguna, pelo honroso convite para ser PATRONO da turma........foi muito significativo receber o convite feito por voces e, principalmente, em sala de aula de outra turma.....voces não imaginam a importância deste ato de reconhecimento.... Depois tive outra surpresa....a homenagem por professores, tecnicos e inumeros alunos após encerrar a minha última aula oficial como professor da UDESC ...34 anos como professor desta importante instituição do Estado de Santa Catarina... Obrigado a todos que participaram da homenagem ....me aposento da UDESC, mas não da vida e que venham novos desafios...... Cada lágrima, cada olhar, cada carinho e cada abraço apertado fez passar um filme na minha cabeça.......aos dez anos de idade (52 anos atras) eu iniciava a minha vontade de ser engenheiro, quando ia do Bucarein ao centro de Joinville, estudar no Colégio Bom Jesus, diga-se de passagem com bolsa de estudo, e admirava a construção da Catedral....ali começava a vontade de ser Engenheiro Civil....até hoje muito se passou e por muito tempo dividi projetos e obras com as aulas no curso de Engenharia Civil da UDESC/Joinville e nos últimos cinco anos no de Arquitetura e Urbanismo da UDESC/Laguna. Como sempre digo, a vida é uma curva senoidal. Chegou a hora da inflexão, da mudança de onda, conciente de que a mudança de onda faz parte das nossas vidas, visto que ela ocorre naturalmente na natureza, como podemos observar nas ondas do mar, do som, da luz........ Obrigado a todos que participaram desta parte da minha história de vida...de muitas alegrias e, também, de tristezas...de muitas vitórias e também de derrotas...vida real...de sonho sonhados...uns realizados e outros por realizar..... Valeu cada momento vivido com voces em Laguna e como sempre digo, fui muito feliz aqui pessoalmente, com o que realizamos no CERES e pelo que deixamos para esta cidade........ Quero por último agradecer pela musica que voces colocaram no filme que fizeram pra mim....inclusive com as fotos minhas e da Albertina. Foi um tiro certeiro! De Volta Pra Casa Cássia Eller Mudaram as estações Nada mudou Mas eu sei que alguma coisa aconteceu Tá tudo assim tão diferente Se lembra quando a gente chegou a um dia acreditar Que tudo era pra sempre, sem saber Que o pra sempre, sempre acaba Mas nada vai conseguir mudar o que ficou Quando penso eu alguém, só penso em você E ai então, estamos bem Mesmo com tantos motivos Pra deixar tudo como está Nem desistir, nem tentar agora Tanto faz Estamos indo de volta pra casa Obrigado a cada um que esteve comigo ontem de corpo presente e aos que estavam em espírito....... Aqueeeeeeellllle abraçooooooooooooooooo.............

34 comentários:

  1. Parabéns por todas as realizações Anselmo! E muito obrigada por todo o carinho com a gnt! Beijãoooo!!

    Juliene Candido

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por todas as realizações Anselmo! E muito obrigada por todo o carinho com a gnt! Beijãoooo!!

    Juliene Candido

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas realizações Prof. Anselmo e muitas felicidades na nova caminhada. Que seja mais uma etapa de vida cheia de sucesso, saúde, amor e paz!!!!

    Margareth Portela

    ResponderExcluir
  4. Querido Prof. Anselmo Fábio de Moraes!! Saiba que vc é uma pessoa muito especial e marcou a vida de muita gente, inclusive a minha!! Desejo saúde e muitas alegrias nessa nova etapa que se inicia... E vê se não esquece da gente aqui!! Bjãooo

    Sivania Juttel

    ResponderExcluir
  5. Me emocionei e tambem recordei nossos tempos na Fej, saudades, mas a vida segue e cada un trillha o seu caminho. E siga em frente em seus novos desafios.

    Alessandra Cristina Prusse

    ResponderExcluir
  6. Você é incrível Prof. Orgulho de ter sido sua aluna e poder ter convivido com você durante 5 anos!!!!! Fica meu agradecimento e o desejo de felicidades nessa sua próxima etapa da vida! Um abraço

    Luani M. Costa

    ResponderExcluir
  7. Palavras bem colocadas Anselmo.
    Novos rumos...
    Novas viagens...
    Boa sorte e muita felicidade nesta "nova onda" ...

    Alvete Pereira Back

    ResponderExcluir
  8. Belas palavras professor!
    Agradeço, como acadêmica do CERES e como Lagunense, pelo trabalho que fizesse com sucesso aqui.
    Que essa nova etapa seja linda e cheia de realizações. Alguém com o coração gigante como o seu, merece toda a felicidade do mundo...
    Abraço!
    Tenille Carneiro Ammes

    ResponderExcluir
  9. Querido amigo Anselmo Anselmo Fábio de Moraes.... O que dizer num momento como esse em que as emoções se misturam.... Alegria pela mudança merecida e tristeza por não ter mais vc conosco na "ativa". Mas te manteremos ativo sempre em nossas mentes e corações. Fostes não apenas um professor de engenheiros e arquitetos..... Fostes um professor de vida. Te agradeço imensamente por tudo. Beijos e felicidades na nova fase.... Sem esquecer os velhos amigos! Bjs

    Patrícia Anselmo Lisowski

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! É realmente sempre emocionante, por mais que você já tenha recebido inúmeras vezes estas homenagens!

    Tatiana Comiotto

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, caro Barriga Verde. Que venham novas conquistas!! Fico feliz e orgulhoso de ter compartilhado belos momentos com vc nessa caminhada. Abraços. Apareça em MG!
    Pedro Kopschitz Xavier Bastos

    ResponderExcluir
  12. Ai anselmo que lindo, passava pela minha cabeça voltar a laguna e te encontrar como sempre disposto a ajudar. Tenho certeza que assim como a udesc marcou sua vida, você marcou ela também, através de todo apoio que tivemos de sua parte. Me orgulho de ter tido você como meu orientador, e isso conto até hoje com um sorriso no rosto e saudade dos dias em que orientavamos o tcc e a vida também! Mais que os conselhos técnicos levo comigo um amigo pra toda vida. Não posso deixar de desejar que a felicidade nunca lhe falte. Que nesse momento em que deixas de ser professor em sala de aula fique sabendo que nunca deixará de ser professor na vida. E que sem dúvidas marcou muitos alunos assim como eu. Teve todo meu respeito e admiração como aluna e agora como profissional. Boa sorte, bons sonhos, e um maravilhoso caminho ainda para se trilhar! beijo e abraço!

    Natália Becker de Santi

    ResponderExcluir
  13. Nós que temos a agradecer pela oportunidade de aprender com você Prof. Anselmo! Que essa nova etapa traga muitas alegrias, vitórias e muitos sonhos a se realizar! Saudades!

    Luana Cardoso Zanelatto

    ResponderExcluir
  14. Ninguém melhor representaria nossa turma do que vc professor! Obrigado por todos os ensinamentos tanto dentro quanto fora da sala de aula, estes últimos, principalmente, jamais serão esquecidos! Tenho MUITO orgulho de poder dizer que vc foi meu professor! Abraço!

    Harnnon Cordeiro Cardoso

    ResponderExcluir
  15. Sou feliz por ter passados os meus 5 anos de Ceres tendo você Anselmo como peça fundamental desse centro. Professor, amigo e grande incentivador de projetos e ideias. Lamento que os acadêmicos que ingressarem a partir de agora não viverão o Ceres como eu e meus colegas vivemos. Grande beijo e obrigada por tudo!!

    Natalia Oliveira

    ResponderExcluir
  16. Um grande professor sempre tem reconhecimento! E todos nós que o conhecemos e tivemos o privilégio de ter aula com você (e de ter estagiado na MPT) sabemos o excelente profissional e a pessoa maravilhosa que você é. Parabéns!

    Vanessa Urban

    ResponderExcluir
  17. Anselmo, grande professor e amigo. As pessoas que contigo conviveram sabem teu valor, tua riqueza e teus princípios. Chegou o momento de trilhar novos rumos, conhecer novos horizontes, anseios estes que sempre estiveram em seu coração. Tua missão na UDESC foi cumprida e muito bem, por sinal. Mesmo quando muitos não acreditavam, tu foste em frente e mostrastes que era possível. Assim é o teu ser, teu viver, iluminado por Deus e fonte de inspiração para muitos. Só tenho a agradecer a você e esperar que continue a estar próximo de nós em tuas idas e vindas....Felicidades!

    Beatriz Goudard

    ResponderExcluir
  18. Recebemos instruções de inúmeros professores durante a nossa vida, mas poucos marcam ela de forma significativa, e nos dão instruções que vão além da sala de aula. Agradeço por você ser um destes poucos que me ensinou lições que levarei pra vida toda. Obrigada pelos cinco anos de convívio, e lamento por aqueles que não terão a mesma oportunidade. Um beijão e felicidades!!!

    Mônica Deolindo

    ResponderExcluir
  19. Professor! Mesmo tendo convivido com o senhor somente um semestre, agradeço imensamente por ter feito parte da minha vida. Você me ensinou muito mais do que sua matéria!! Obrigada por ser tão gentil, tão educador da forma como és. Agradeço muito por ter tido a oportunidade de conhecer o senhor! Você é uma inspiração pra todos nós... Boa sorte na sua vida professor, estarei torcendo pela sua felicidade sempre! Um super abraço e um beijo!

    Karla Klaus

    ResponderExcluir
  20. Quando cheguei na UDESC no início do mês de março de 2002, você foi a primeira pessoa que encontrei no corredor... E as aulas só iniciariam uma ou duas semanas depois... Eu buscava informações sobre estágio... Você me levou até a sala do professor Dario (outro baita expoente da Udesc)... E no caminho me disse: --- se você quer ser um bom engenheiro, você precisa de 3 coisas fundamentais... Olho Vivo, Faro Fino e um Bom Anjo da Guarda!! Cinco anos mais tarde recebi o canudo de bacharel das tuas mãos, foi muito marcante, afinal, a primeira e a última mão que apertei como acadêmico foi a sua. Muito obrigado por participar da minha vida acadêmica e mais tarde da profissional também (na obra do novo bloco do CERES)!! Vossa Magnificência, sucesso na próxima "empreitada"!

    Filipe Augusto Zanichelli de Oliveira

    ResponderExcluir
  21. Anselmo querido, ainda bem que tive a grande honra de ter tido você como meu orientador e professor. Grande mestre que vai ser sempre lembrado por todas as turmas do Ceres que tiveram essa honra. Parabéns por mais essa conquista, hora de só curtir a vida heheheh Beijos e saudades!!

    Candida P. Pizzoni

    ResponderExcluir
  22. Professor Anselmo, ainda não consigo acreditar que quando eu voltar pro Ceres você não estará lá esperando de braços abertos com o seu olhar de orgulho de quando a gente faz algo certo, ou reprovação de quando deixamos a desejar, vai fazer falta não ter uma pessoa que resolve todos os seus problemas sejam acadêmicos ou pessoais e também das conversas descontraídas com aquele que sabe muito da vida, e falando nela, a vida, ela tem muitas etapas, e agora se encerra mais uma, e eu posso dizer que o professor completou essa com muito sucesso e vai deixar boas lembranças, não só pra mim mas como também para todos aqueles que conseguem ver a pessoa incrível que você é! Fico feliz e grata por ter sido a sua aluna, tenho certeza que nossos caminhos acabarão se cruzando muitas vezes ainda, mas com certeza eu e o Ceres sentiremos sua falta no nosso dia-a-dia. Obrigada por toda ajuda, e... mais uma coisa... quero ser que nem você quando crescer hehehe

    Gabriela Schatzmann

    ResponderExcluir
  23. Oooo profe que coisa linda hein!! Você merece todo esse mérito e reconhecimento! Me sinto muito agradecida por você ter feito parte do meu processo de graduação, acredito que eu e todos que tiveram contato contigo aprendemos muito, não só teorias e praticas acadêmicas, mas também ensinamentos de vida mesmo! És uma pessoa muito grande com um coração enorme!!!! Onde quer que esteja é só sucesso né!! Grande beijo e te desejo tudo de MELHOR e mais maravilhoso nessa nova fase!!! Forte abraço!!

    Amanda Knop

    ResponderExcluir
  24. Obrigada professor! Soubeste construir muitas pontes baseadas no respeito e carinho com teus alunos!!! Felicidades infinitas pra ti!!! Queremos vê-lo em Joinville!

    Ana Cristina Alves

    ResponderExcluir
  25. Não mais "oficial" mas sempre um grande professor e engenheiro... que o tempo não te afaste de teus prazeres!!!! Obrigado por toda ajuda, em especial na "construção" do ensino no nosso CERES.... Um grande abraço!

    Indio Vignes

    ResponderExcluir
  26. Meu grande amigo Anselmo Fábio de Moraes

    Nossos caminhos se cruzaram em duas circunstâncias diferentes porém muito importantes.

    Primeiro quando eu dava meus primeiros passos como autor e palestrante, você, em Joinville, como membro (destacado) da entidade de classe local, sempre foi um grande apoio e um dos que mais me estimularam a seguir em frente.

    Depois, no dia em que entregamos à UDESC a responsabilidade de dar uma formação profissional à nossa filha, Maria Helena, encontrei você novamente, liderando uma equipe maravilhosa de professores e funcionários que me deixaram muito tranquilo e seguro de que a tarefa havia sido entregue nas mãos certas.

    Poucos profissionais podem se dar ao luxo de chegar à esse ponto (aposentadoria) com uma "folha corrida" tão grande de belíssimos serviços prestados à sociedade e à sua profissão.

    Você honrou a Engenharia e dignificou o magistério. E nós te agradecemos por isto.

    Um grande abraço. E que venham os próximos desafios (pois sei que você não combina com pijama listrado e pantufas)

    Ênio Padilha

    ResponderExcluir
  27. Esse é o CARA. Grande Mestre, Profissional, Amigo e acima de tudo gente. Uma das alças é minha.

    Angelo Pereira Costa

    ResponderExcluir
  28. Anselmo Fábio de Moraes...vc sai de cena em grande estilo...no auge. Foi um presente de Deus vc ter cruzado o meu caminho e sempre terei a lhe agradecer, grande mestre!! Hoje só tenho a lhe desejar Felicidades nesta nova fase!! Um abraço.

    Alessandra Pólo

    ResponderExcluir
  29. Sim....um grande mestre, presente em toda minha vida acadêmica na UDESC de Joinville. E que sai do palco com a certeza do dever cumprido....e muito bem cumprido! Como diz a Ione Da Silva Kirchchoff Milani "tive a honra de ser sua aluna!" Grande abraço

    Fabiana Mendes

    ResponderExcluir
  30. Aiai não estive hoje na tua última aula mas hoje mesmo falei com a Luiza sobre tua aposentadoria... E como ainda depois de tanto tempo ainda lembramos de ti??? Porque pessoas marcantes cruzam nosso caminho e as almas ficam sintonizadas??? Na certa qdo um filme da sua vida acadêmica passou na dia frente hoje você lembrou da gente e a gente lembrou de ti... Então agora vê se tu vem visitar a gente aqui no CCT e ser professor voluntário no mestrado de civil, te espero aqui, volta pra tua terra.

    Fran Kasulke

    ResponderExcluir
  31. Querido Anselmo Fábio de Moraes a sido realmente un privilegio haber sido tu alumno hace tantos años en Joinvilhe, un abrazo grande desde Bolivia querido Amigo. Bien merecido el homenaje y reconocimiento a tu persona, felicidades!

    Antonio Ivan Tovar Alcázar

    ResponderExcluir
  32. Ta na hora de descansar o bom filho a casa volta Joinville ficará orgulhosa seu filho ilustre retornará.

    Aderbal Gonçalves

    ResponderExcluir
  33. Anselmo, meu querido mestre e amigo, quem deve agradecer somos nós, que tivemos o privilégio de conviver contigo e de aprender um pouco de todo o seu conhecimento, não apenas sobre construção civil, mas da vida também!
    Fostes um pai para mim em Laguna e és um exemplo! Obrigada por dividir comigo seu conhecimento sempre de maneira tão generosa!
    Seja feliz nessa nova fase... Aproveite bastante e viaje muito! Beijos!

    Joanna Fernandes Silva

    ResponderExcluir
  34. Queridíssimo Anselmo! Tu merece todo o nosso respeito e carinho! Parabéns por tudo que realizou pela UDESC e, consequentemente por Laguna! Fico muito feliz por ter tido a oportunidade de ter sido sua aluna! Pude conhecer esse professor de coração imenso e de uma generosidade sem tamanho! Com certeza tu é uma inspiração pra qualquer pessoa que deseja ser melhor na vida e que queira deixar nela algum legado!

    Boa sorte na vida de aposentado! Tenho certeza que vai aproveitar da melhor maneira possível! E vê se não se muda de vez pra França, hein! Quero te encontrar por aí pra ganhar aquele abraço apertado!

    Fran Águida

    ResponderExcluir