sexta-feira, 28 de maio de 2010

Engenharia civil, 30 anos

Em julho de 1981, conheci o professor Renato Colagrande, diretor do CCT da Udesc Joinville, pelas mãos do engenheiro José Carlos Vieira. Naquele momento, iniciei a minha carreira de professor no curso de engenharia civil. Em agosto de 2009, o curso completou 30 anos e, em dezembro, completará 25 da primeira formatura. Estavam no departamento de civil: Lourival Malchitsky, Dieter Pinnow, Dilson Bruske, Osny Piske, Edson Fajardo, Aldemir Dadalt, Dieter Neermann e o próprio Vieira. Começavam as disciplinas profissionalizantes e foram se agregando ao grupo Ilmar Borges, Kurt Morriesen, Roberto Busch, Paulo Unger, Clóvis Dobner, Márcio Gern, Mário Aguiar, Edgar Odebrecht, Ivo Persike, Leones Greipel, Ana Mirtes, Jorge Mayerle, Doalcey Ramos, Jorge Achkar, João Miguel, Nelson Trigo, Marco Bley, Itamar Viana, Sandra Krieger, Beatriz Goudard, Miguel Ângelo, Mônica Lopes e muitos outros temporários.Formamos uma grande família de jovens professores e passamos por várias etapas e histórias como o reconhecimento do curso e os vários “A” nos provões do MEC. 821 engenheiros foram formados até hoje.A civil e a Udesc festejam uma história de vitórias, que eu gostaria de transformar em homenagem a dois ilustres professores que já estão em outro plano. O velhinho, Malchitsky, como era carinhosamente chamado pelos alunos de resistências dos materiais, me lembra a inesquecível viagem à Serra do Rio do Rastro. No ônibus e na costelada para os alunos, era o mais alegre e parecia que tinha a idade deles, tal a felicidade por estar ali lecionando ao ar livre e vendo seus olhos brilharem com a engenharia da vida real.O fidalgo Pinnow nos dava aula de educação e simplicidade. Sempre atento e solícito para dar aos mais jovens palavras de orientação e sabedoria. Poucos foram os que se formaram no CCT que não estudaram mecânica dos fluidos com o mestre Pinnow. Certa vez, ele me perguntou em que ano nasci. Eu disse: 1952. E ele: neste ano eu era o engenheiro do Farol de Santa Marta, em Laguna.A vida me deu a oportunidade de encontrar e conviver com estas duas grandes pessoas e para elas, que fizeram parte desta história, dedico estas datas magnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário